domingo, 31 de julho de 2016

Plano de Negócios – Vale a Pena Fazer?




Muito se tem questionado se os planos de negócios devem ser feitos apenas por fazer, ou se eles são realmente essenciais para o sucesso empresarial.

Mas quando você enfrenta os fatos, é óbvio que os planos de negócios não estão mortos. 

Os bancos precisam deles antes de concederem um empréstimo, e potenciais parceiros ou investidores muitas vezes os querem ter como backup para uma pesquisa de campo. 

Até mesmo alguns modelos de financiamento coletivo, exigem um plano de negócios.
 

Se você já ouviu que os planos de negócios estão obsoletos, provavelmente você já está procrastinado sobre como escrever um. 

Pode parecer um desperdício de tempo que faria pouca diferença para o seu negócio. 

No entanto, para algumas pessoas - as pessoas exatas que estão entre você e o dinheiro que você precisa para lançar seu projeto - um plano mostra que você pensou através de sua estratégia e você está consciente e deliberadamente construindo uma empresa.
 

Se você ainda está sentado diante de um plano de negócios mal escrito ou incompleto, tente estes cinco passos para manter as engrenagens girando novamente.
 


5  Passos Críticos para Escrever um Plano de Negócios Grande



1. Mudar Seu Mindset (Paradigma, Crenças)

Você tem que se livrar da parte de você que resiste a tarefa de escrever o plano. 

É importante perceber que, se você precisa de dinheiro para construir sua empresa, e você está pensando em começar a partir de fontes externas, você precisa de um plano de negócios. 

Então não há nada mais produtivo do que escrevê-lo agora.

 

2. Defina Seu Cliente Perfeito

 

Você pode saber quem são seus melhores clientes, mas seus financiadores não. Identificar seu cliente ideal dá um poderoso foco para o seu plano. 

Que tipo de comprador nunca se cansaria de seu negócio, mesmo se eles viessem até você todos os dias?
 

Um entendimento claro dos seus clientes ideais ajuda a crescer um negócio que serviria para mais pessoas como eles. 

Pare de tentar jogar espaguete na parede e esperando que há alguém lá fora que vai comê-lo. 

Comece com um pequeno nicho de seus melhores clientes potenciais, e, em seguida, tente expandir o seu negócio - e seu plano - a partir daí.
 

3. Conhecer o mercado e Sua Indústria


A pesquisa de mercado é inútil se suas reivindicações não são apoiadas. 

Olhe para os atributos de seu cliente ideal. 

Encontre associações relevantes e leia os seus relatórios para ter uma noção do que está acontecendo em seu nicho e quem são seus concorrentes. 

Escreva honestamente sobre o que você encontrar e inclua suas fontes como notas de rodapé.


4. Liste Seus Recursos
 

Você precisa de pessoas para construir o seu negócio para descobrir quem eles são e o que eles vão fazer. 

Você também precisa considerar as ferramentas físicas ou virtuais que você vai exigir, bem como qualquer equipamento. 

Estes são os seus recursos - pessoas e coisas que ajudam a criar a experiência perfeita para o seu cliente perfeito. 

Este exercício ajuda a planejar a sua equipe de pessoal e a parte operacional do plano.


5. Seja Realista  Sobre o Dinheiro


 Comece com os custos, e não com as previsões de receitas. 

Liste todos os gastos que você pode pensar e os valores médios mensais para cada um. 

Alguns vão ser variáveis, de modo que você sempre pode definir um orçamento anual para coisas como marketing e basta dividir por 12.
 

É bom se acostumar a usar a matemática e aprender os conceitos básicos de finanças. Você precisa dessas habilidades para ser financeiramente responsável em seu negócio.


Conclusão - Planos de Negócios Valem A Pena

Seja qual for o modelo, guia ou seminário que você usa para ajudá-lo a criar o seu plano de negócio, esteja preparado para modificá-lo, para se adequar ao seu negócio. 

Porque cada negócio é planejado e operado de forma diferente, nenhum modelo pode acomodar todos eles. Não deixe que isso te atrapalhe.
 

Espere por obstáculos quando você estiver escrevendo seu plano de negócios. Espere que ele seja um desafio. 

Através deste processo, você vai aprender muito sobre a sua empresa e sua indústria e há um grande valor lá. 

Lembre-se que é seu dever fazer este trabalho, porque você está pedindo o dinheiro de outras pessoas. Vai valer a pena o tempo gasto!