sábado, 8 de abril de 2017

Faça a Linha do Tempo do Seu Investimento



Quando você decidir investir seu dinheiro, você precisa descobrir quanto tempo você pretende investir. Você pode não ser capaz de chegar a um número exato, mas você provavelmente pode estimar se você estará investindo por um ano, três anos, cinco anos, dez anos, ou mais.

Os planos podem mudar, mas o importante é fazer um plano. Se você não consegue descobrir aproximadamente por quanto tempo você acha que pode investir seu dinheiro, então você provavelmente não deve investir.


 A razão pela qual você precisa saber o seu horizonte de tempo de investimento é porque diferentes investimentos se comportam de forma diferente. Se você planeja apenas investir por um ano, mas colocar seu dinheiro no mercado de ações, você pode ficar muito decepcionado se de repente o mercado de ações cai e você perde 20% do seu investimento.


No mercado acionário você pode muitos anos para recuperar o que você perdeu, e se você tiver planejado investir seu dinheiro por um ano, você não terá sorte, a não ser que se trate de um investidor experiente, que sabe fazer as boas “jogadas” no mercado de ações. Mas eu estou me dirigindo ao pequeno investido, iniciante.


Você pode ver que alguém que só pretende investir por um curto período de tempo deve ficar fora do mercado de ações. O mercado de ações normalmente exige um longo período de tempo - dez, vinte ou trinta anos-para que seu investimento pode resistir aos altos e baixos e, eventualmente, gerar um bom retorno para você.




As pessoas que estiverem pensando em investir por um curto período de tempo (menos de um ano ou dois) e querem tê-lo muito acessível em caso de uma emergência, geralmente devem aplicar seu dinheiro em um CDB, títulos do Tesouro Direto, dependendo do valor a ser investido.


Investidores que estão querendo investir por três a cinco anos também podem considerar investir em títulos, fundos e outros investimentos razoavelmente conservadores que pagam juros.


Aqueles que estão planejando investir por uma década ou mais, muitas vezes mover uma parte substancial de seus investimentos no mercado de ações, imóveis ou outros investimentos que têm potencial para retornos mais elevados, mas nem sempre são fáceis de liquidar (vender) ou podem sofrer recessões que podem durar por muitos anos.


Mais uma vez pode ser muito interessante o Tesouro Direto, com os títulos IPCA+, que pagam ao final do prazo de vencimento, a inflação mais uma taxa previamente combinada no ato da compra. Lembre-se de que sempre depende do valor que será aplicado.


Enfim, o importante é fazer um planejamento para o seu investimento, levando em conta objetivo + tempo + valor, encontrando assim o investimento mais adequado.